terça-feira

Bônus : Os Sabbás (Sabbats)

Bom, enquanto fazia o post anterior, relacionado à 3ª Tarefa da Gincana, fiquei curioso em saber oque era um Sabbá (ou Sabbat, ainda não sei como se escreve, pois, em cada site que procuro está com um nome diferente), não sei se sou só eu que não sei oque é isso, mas acredito que não. Então, vou deixar um post aqui dizendo sobre oque se trata esses Sabbats.
Os Sabbats são belas cerimônias religiosas derivadas dos antigos festivais que celebravam, originalmente, a mudança das estações do ano... São 8 Sabbats no ano, indicados pela "Grande Roda Solar do Ano" (a imagem acima). Os 8 Sabbats são conhecidos por : Yule, Imbolc, Ostara, Beltane, Litha, Lammas, Mabon e Samhain.

Yule, ou Solstício de Inverno, ocorre cerca de 21 de dezembro. Este é o tempo de morte e renascimento do Deus do Sol, Este ritual é um festival de luz, com muitas velas sobre ou perto do Altar.

 Imbolc, 01 de Fevereiro, ou a Primeira Lua Cheia em Aquário, é um tempo de purificação e Cordeiros recém-nascidos. O nome "Imbolc" vem de "Oimelc" (Leite de Ovelha). É uma festa da Virgem, em preparação para o crescimento e renovação.

 Ostara, ou Equinócio de Primavera, em torno de 21 de Março é quando a luz e a escuridão estão em equilíbrio, mas a luz é cada vez mais forte. Ostara não era originalmente uma parte do ano celta, mas com o tempo, foi trazido para o calendário celta, possivelmente, pelos saxões.

Beltane, ou a Primeira Lua Cheia em Touro, é Principalmente um festival da fertilidade com encantamentos da natureza e ofertas para Wildlings e Espíritos Elementais.

Litha, ou Solstício de Verão. 21 de Junho, é quando as horas do dia são mais longas. O Sol está em sua posição mais alta antes de iniciar sua descida para a escuridão.

Lammas, ou a Primeira Lua Cheia em Leão, 01 de Agosto, é um festival pré-colheita, o ponto de virada no ano da Mãe Terra. É uma celebração em honra do casamento do deus Lugh com a Mãe Terra.

Mabon, ou  Equinócio de Outono, 21 de Setembro, É um tempo de descanso após a conclusão do trabalho, da colheita. Mais uma vez as horas do dia e da noite estão em equilíbrio, com a escuridão crescente. Todos os preparativos para o escuro do ano e final do ano foram feitas.

Samhain, chamado hoje em dia por Halloween, 31 de Outubro, É o fim do Ano Celta. Este ritual é conhecido como "Noite dos Antepassados" ou "Festa dos Mortos". Porque o véu entre os mundos é mais fino nesta noite, era e é considerado um excelente momento para adivinhações e comunicação com o mundo dos mortos. Festas são feitas em memória dos antepassados mortos.

A celebração de cada Sabbat é uma experiência espiritual intensa e sublime que permite às Bruxas permanecerem em equilíbrio harmonioso com as forças da Mãe Natureza.







2 comentários:

  1. Parabéns pela pesquisa! A curiosidade já foi a alavanca de grandes mestres e gênios no nosso planeta! Quem sabe vc será um deles!!!!!!
    Continue curioso e pesquisando!

    Att

    ResponderExcluir
  2. Pouco provável eu ser um deles, mas obrigado hahaha

    ResponderExcluir